Blog

25/10/2018

               

                Muitos pacientes têm a queixa da percepção de um barulho ou incomodo, nos ouvidos, que mais ninguém percebe. Zumbido, apito, chiado, tambor, cachoeira, cigarra... Não importa qual seja o tipo, a percepção desse som sem que haja fonte sonora externa é um dos grandes motivos de consulta médica.

               O zumbido é um sintoma, não uma doença, e está relacionada a centenas de causas. A perda de audição é uma das principais causas, mas ele também pode estar relacionado ao uso de certos medicamentos, doenças do ouvido e do órgão do equilíbrio, alterações do metabolismo (diabetes, alterações de tireóide, alterações do colesterol), distúrbios de ATM, problemas neurológicos, doenças musculoesqueléticas, deficiências de vitaminas, tumores, entre outros.

              A avaliação dos pacientes com zumbido engloba uma análise clínica detalhada e a realização...

30/05/2018

O ronco é o som produzido pela passagem do ar na via aérea durante o sono quando nela existe alguma obstrução ou estreitamento.

Ele até pode não ser tão preocupante,  se em leve intensidade, sem outros sintomas associados e quando a pessoa está dormindo em decúbito dorsal (de costas),pois nesses casos ocorre  a flacidez natural da musculatura da garganta  durante o sono causando o turbilhonamento na passagem do ar gerando o ronco .

Mas  ele pode ser perigoso se for intenso ou estiver associado a apneia  obstrutiva do sono (SAHOS)  caracterizada por pausas respiratórias durante  o sono.

As causas do ronco podem ser decorrentes de  características  anatômicas individuais como  amídalas e adenoides hipertrofiadas; desvio do septo  nasal ou alterações esqueléticas faciais ; decorentes de outras patologias associadas como rinite alérgica e  polipose nasal ou  estar associado ao uso de alguns tipos de medicamentos, tabagismo, obesidade, alterações hormonais e...

30/05/2018

 A rinite alérgica é um quadro de inflamação das mucosas da cavidade nasal  causado por uma reação exagerada do sistema imunológico  à partículas  inaladas presentes no ar.

Na crise de rinite  ocorre obstrução nasal, coriza, espirros, coceira no nariz, alteração de olfato e paladar entre outros.Porém ela esta associada também  com o desencadeamento de outras doenças como asma, sinusites, otites, etc.

A rinite afeta cerca de 40 milhões de brasileiros, segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (Asbai) e  tem como principais causas as  mudanças climáticas, umidade,poeira, baratas, fungos, poluentes ambientais,  pólen, pelos de animais, fumaça de cigarro e ácaro além de possuir um importante componente genético.

O diagnostico é feito a partir da historia e exame físico, e algumas vezes  exames complementares se fazem necessários.

O tratamento é medicamentoso e ambiental.

Converse com seu otorrino sobre o melhor tratamento para o seu caso e preste atenç...

Please reload

Arquivos
Please reload

LUCIELE STOCHERO

OTORRINOLARINGOLOGISTA

CRM -RS 36868

RQE 30338

Rua Quinze de Novembro, 1068, sala 203

Centro

Santo Ângelo-RS

  Fone:                             ou                              - Agende sua consulta através do telefone ou via Whatsapp