O ronco é o som produzido pela passagem do ar na via aérea durante o sono quando nela existe alguma obstrução ou estreitamento.
Ele até pode não ser tão preocupante, se em leve intensidade, sem outros sintomas associados e quando a pessoa está dormindo em decúbito dorsal (de costas),pois nesses casos ocorre a flacidez natural da musculatura da garganta durante o sono causando o turbilhonamento na passagem do ar gerando o ronco .
Mas ele pode ser perigoso se for intenso ou estiver associado a apneia obstrutiva do sono (SAHOS) caracterizada por pausas respiratórias durante o sono.
As causas do ronco podem ser decorrentes de características anatômicas individuais como amídalas e adenoides hipertrofiadas; desvio do septo nasal ou alterações esqueléticas faciais ; decorentes de outras patologias associadas como rinite alérgica e polipose nasal ou estar associado ao uso de alguns tipos de medicamentos, tabagismo, obesidade, alterações hormonais e consumo de bebida alcoólica.
Existem vários tipos de tratamento para este problema e a escolha do melhor tratamento será baseado na gravidade do problema e na sua causa.
Se você sofre desse mal consulte um especialista para avaliar o melhor tratamento para o seu caso e preste atenção em algumas dicas:
* Evite ingerir bebida alcoolica a noite.
*Faça refeições mais leves e de preferencia 2 horas antes de deitar.
*Procure sempre dormir de lado e não de barriga pra cima.
* Mantenha seu peso em níveis ideais;
* Pratique exercícios físicos;
* Não fume.