🌍Vivemos em um mundo globalizado onde o contato com diferentes idiomas é cada vez mais comum e necessário, o que faz com que muitas crianças estejam expostas desde muito cedo a um segundo idioma.
Além disso, no nosso estado e região, é muito comum as famílias manterem a tradição de conversarem a língua de ascendência em casa, criando um ambiente bilíngue desde o nascimento do bebê.
🤔Frequentemente eu atendo no consultório crianças encaminhadas para avaliação por atraso de fala, que muitos acreditam ser justificada pelo bilinguismo.
⁉️Mas será mesmo que crianças expostas a dois idiomas têm mais tendência a alterações de fala?
📖Na verdade, alguns estudos científicos apontam benefícios do bilinguismo como: melhorar as habilidades cognitivas tanto relacionadas à linguagem quanto não relacionadas, melhora da criatividade, melhora da capacidade de resolução de problemas, além dos benefícios do ganho cultural e de conhecimento.
Quanto à relação entre o bilinguismo e o atraso de fala, ainda não existem evidências científicas que comprovem.
👧🧒👦O que muitas vezes pode acontecer é uma variação de desenvolvimento individual de cada criança ou realmente alguma dificuldade de desenvolvimento que necessita ser avaliada e investigada.
🤓É importante lembrar também que muitas vezes crianças bilíngues podem apresentar alterações pela diversidade cultural onde estão imersas, pela forma como o ensino da língua está sendo realizada e até mesmo pela ansiedade ou cobrança excessiva nesse aprendizado.
👩⚕️Então, no caso de atrasos ou alterações no desenvolvimento da fala de uma criança, seja ela bilíngue ou não, procure sempre ajuda especializada para esclarecer, investigar e tratar se necessário!
Comentarios