top of page
Buscar
  • Foto do escritorluciele stochero

Catarro dentro do ouvido...você já ouviu falar disso?

Catarro dentro do ouvido, otite média com efusão ou otite serosa são nomes que damos a um problema muito comum, principalmente em crianças, caracterizada pelo acúmulo de líquido no ouvido médio, causando sensação de ouvido trancado, sensação de pressão dentro dos ouvidos, diminuição da audição, manipulação intensa dos ouvidos e desconforto.




Ela é uma das principais causas de distúrbios de fala nos pequenos e também é considerada como a principal causa de falhas no teste da orelhinha!


Além disso, esta doença acaba afetando o desenvolvimento do córtex auditivo das crianças (a região do nosso cérebro responsável pelo processamento dos sons), levando a problemas futuros como dificuldade de entendimento e alterações do processamento auditivo.


Este problema pode ocorrer após quadros de otites, sinusites, mas também ocorre devido à alguma obstrução ou alteração do funcionamento da tuba auditiva (como: alterações próprias da infância, presença de desvio de septo, hipertrofia de adenoides, rinite alérgica, entre outros).




Em regiões de predominância agrícola, como a nossa, ela tende a ser ainda mais comum devido à grande e constante quantidade de alérgenos no ar!




Se seu filho mexe muito nos ouvidos, apresenta algum distúrbio na fala, dificuldade de aprendizado, otites de repetição ou alteração da audição, pode ser que ele tenha este problema!




Leve-o a um otorrinolaringologista para uma avaliação e caso tenha alguma dúvida, deixe aqui nos comentários, será um prazer te ajudar!




5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page