top of page
Buscar
  • Foto do escritorluciele stochero

Meu bebê não passou no teste da orelinha...e agora?

👂O teste da orelhinha é um exame de triagem, sua realização está prevista em lei📝.

Ele deve ser feito, no máximo, até 30 dias após o nascimento👶.



Este exame é fundamental para a exclusão de alterações auditivas, como a surdez congênita (surdez ao nascer) que afeta de 1 a 4 em cada 1000 crianças!

Como é um exame de triagem, o resultado negativo no primeiro teste não significa necessariamente que o recém-nascido apresenta um comprometimento permanente de audição pois alterações como: presença de vérnix (líquido que cobre o bebê no nascimento) ou cerume no conduto auditivo; conduto auditivo estreito ou a presença de secreção na orelha média (efusão), podem alterar o teste!



👶Crianças que falharam no primeiro teste devem ser retestadas e se mantiverem o resultado negativo, encaminhadas para a avaliação otorrinolaringológica e para uma avaliação auditiva completa👩‍⚕️, a fim de investigarmos e tratarmos quaisquer alteração auditiva o mais precocemente possível!

⚠️Então, se seu bebê não passou no teste da orelhinha, em primeiro lugar respire fundo, isso não necessariamente significa que ele possui uma deficiência auditiva permanente, mas não relaxe, é muito importante prosseguir com a investigação, caso exista alguma alteração o tratamento deve ser realizado o quanto antes!



159 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page