Recebo no consultório diariamente crianças que vem para investigação por atraso de fala, dificuldade de atenção ou alterações de aprendizado.
Quando investigamos e diagnosticamos a otite média com efusão, ou o famoso catarro dentro do ouvido (uma alteração bastante comum em crianças, principalmente em uma região agrícola como a nossa ) comum os pais ficarem na dúvida:
- "Mas Dra., surdo ele não é.""Ah Dra., quando ele quer ele escuta." "Mas Dra. ele escuta bem".
Isso acontece pois a otite média com efusão gera um tipo de perda auditiva leve e a sensação de abafamento e de ouvido trancado.Muitas vezes ela pode causar também uma sensação eventual, e não constante de dificuldade auditiva, que pode passardespercebida no dia a dia mas traz muitas repercussões ao aprendizado e ao desenvolvimento.
Quando falamos em crianças, precisamos lembrar que além dos sintomas incomodos naquele momento, alterações de saúde podem trazer prejuízos ao desenvolvimento e a saúde durante toda a vida!
Se você pereceber alguma alteração no teu pequeno, não hesite em procurar ajuda.É sempre importante excluir qualquer dúvida e muitas vezes pequenas intervenções podem ter um impacto enorme no futuro dele!

Comentários