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  • luciele stochero

O trabalho noturno e o sono!

Mundo “moderno”! 🌍


⏰Tudo precisa funcionar 24 horas!


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E com isso é necessário trabalhar a noite.

🤔Mas você sabia que trabalhar a noite pode prejudicar a nossa saúde?



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Estudos mostram que cerca de 30% dos trabalhadores noturnos apresentam algum distúrbio do sono!


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🌠Trabalhar a noite pode desregular o ciclo sono-vigília, que é controlado pela exposição à luz.


☢️Essa desordem acaba gerando: sonolência no trabalho, insônia no período reservado ao sono, sono de má qualidade, e com isso aumenta a chance de problemas como: cansaço, dificuldade de concentração, aumento da chance de acidentes de trabalho e de trânsito, alterações hormonais e cardíacas, depressão, doenças psiquiátricas e até câncer!⁣


▶️▶️“Organizar” o sono é fundamental, neste caso, para garantir tanto qualidade de vida, quanto qualidade de sono.


Se você trabalha a noite ou em turnos, confira essas dicas:


⏰ Estabeleça horários de sono;

😴Cochile antes de ir ao trabalho;

☀️ Se exponha a luz natural ao entardecer e a luzes fortes durante a jornada de trabalho;

☕️Evite alimentos e bebidas estimulantes próximos ao horários que será seu horário de sono;

😎Evite a exposição a luz, ao sair do seu turno, use por exemplo, óculos de sol e evite usar o celular;

😴Vá dormir assim que chegar em casa e faça refeições leves antes de dormir;

🌚 Mantenha seu ambiente de sono escuro e silencioso no horário do sono, mesmo que seja durante o dia!


Quem aí está seguindo essas dicas!?

Me conta aqui nos comentários e envia esse post para aquele amigo, familiar ou colega que trabalha a noite e que precisa cuidar melhor do seu sono!




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