“Mas doutora... será que ele não é muito pequeno para operar?”
Essa é uma dúvida muito comum dos pais quando indicamos alguma cirurgia para os pequenos, e para responder ela, primeiro, preciso te explicar que a otorrinolaringologia é uma especialidade clínico-cirúrgica, ou seja, grande parte das doenças da nossa especialidade são resolvidas através de procedimentos cirúrgicos.
Além disso, na otorrino, existe um grande número de doenças que afetam as crianças e que causam sérios danos não só na infância, mas em todo o desenvolvimento, podendo quando não tratadas, trazer repercussões para o resto da vida delas.
Para responder esta pergunta, comparamos os riscos de realizar a cirurgia em crianças pequenas, ou até bebês, com o benefício que esta cirurgia trará para a vida e para desenvolvimento dela.
Quando os benefícios superam os riscos, a cirurgia é indicada, pois a idade não é um fator que apresente risco para aquela criança naquele momento.
Por isso, se seu filho teve indicação de alguma cirurgia, fique tranquilo, converse com seu médico, esclareça as dúvidas e faça o melhor possível para que ele viva melhor hoje e no futuro!
Quem tiver alguma dúvida sobre isso, pode deixar aqui nos comentários que irei responder com o maior prazer!
Komentar