• Luciele Stochero Otorrino

VOCÊ SABIA QUE NEM TODA RINITE É ALÉRGICA?

➡️A rinite é o quadro de inflamação da mucosa nasal causando: obstrução nasal; secreção nasal intensa; coceira nasal, otológica e faríngea; cansaço entre outros sintomas.

Esta reação pode ser desencadeada por alérgenos que estimulam a mucosa nasal, mas também podem ter outras causas como:

.

🤧Rinite vasomotora: desencadeada após alterações bruscas do clima;

.

🤰Rinite Gestacional: decorrente de mudanças hormonais da gravidez;

.

💊Rinite Medicamentosa: devido ao uso de medicações como anti-hipertensivos, drogas para disfunção erétil, medicações psiquiátricas e vasoconstrItor tópico;

.

😷Rinite Atrófica: rinite secundária á atrofia da mucosa, geralmente ocorre após cirurgias nasais ou sinusites;

.

👃Rinite Eosinofílica Não Alérgica (RENA): associada à polipose nasal, asma e bronquite;

.

👵👴Rinite do idoso: associada às mudanças fisiológicas da idade.

A avaliação de cada caso em específico, realizada pelo otorrinolaringologista, é fundamental para diagnosticar o tipo de rinite e indicar o melhor tratamento.

Dra.Luciele Stochero-otorrinolaringologista CRM 36868 RQE 3033.

LUCIELE STOCHERO

OTORRINOLARINGOLOGISTA

CRM -RS 36868

RQE 30338