Buscar
  • luciele stochero

Zumbido e covid- 19

Covid-19!

Você conhece alguém que foi acometido por esta doença?



E que com a doença apresentou início ou piora do zumbido?




Pois é… tenho visto uma associação cada vez maior, destes problemas nos últimos meses.


Um artigo científico, publicado no American Journal of Otolaryngology, observou que a infecção pelo COVID 19, mesmo que assintomática, pode causar alterações no ouvido, alterando os limiares auditivos principalmente em altas frequências o que pode estar associado ao sintoma de zumbido.


Além disso, casos de surdez súbitas, vistas durante outras infecções virais, também têm sido observadas associadas a infecção pelo coronavírus.




Outro fator relacionado a esta associação é o uso de múltiplas drogas, utilizadas para o tratamento da infecção viral causadora da atual pandemia. Alguns destes medicamentos podem apresentar efeitos ototóxicos, desencadeando sintomas como perda auditiva e zumbido.


É importante lembrarmos, também, que este ano de pandemia trouxe para a maioria das pessoas, mudanças expressivas na rotina, mudanças alimentares, no sono e um aumento do estresse, fatores extremamente ligados à piora do zumbido.




Então, assim como em outros casos, o zumbido após a infecção pelo coronavírus deve ser investigado e acompanhado pelo otorrinolaringologista!


Se você conhece alguém com este problema, encaminhe esse post para ele e caso tenha alguma dúvida, deixe aqui nos comentários, será um prazer lhe ajudar!



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo